quarta-feira, 29 de julho de 2009

José Sarney


O maranhense José Ribamar Sarney recebeu a faixa presidencial depois da morte do presidente não empossado Tancredo Neves, em 1985. Era uma época de muita expectativa em relação ao surgimento da democracia, e ironicamente um aliado da ditadura militar fora eleito presidente. Sarney foi da UDN, da Arena e do PDS. Foi o regime militar que o indicou governador, na época. É escritor, seus contos e poesias o levaram à Academia Brasileira de Letras. Na época de presidente, a situação econômica do Brasil estava no bico do corvo, levando-nos à hiperinflação. O coronel Sarney lembrou o País da repressão militar, respondendo com violência contra as greves industriais, que aconteciam devida a crise econômica no seu governo.

Hoje, José Sarney (PMDB-AP) preside o Senado Federal, enlameando a imagem da instituição, com as denúncias de lavagem de dinheiro, nepotismo e corrupções diversas. O senador está se sentindo em casa, talvez porque está acostumado com o regime oligárquico que construiu no estado do Maranhão.

O pior é que o presidente Lula não se pronuncia sobre o assunto, porque não quer estragar o relacionamento entre PT e PMDB, na eleição de Dilma.

PSDB, PSOL e outros opositores já declararam-se a favor do afastamento do senador Sarney.

3 comentários:

  1. Politica: arte ao contrário do que se pensa, aliada a desejos contidos do mais puro individualismo e sanguinolência. virão dias se assim dizem os profetas que a anarquia será nomeada em favor da democracia porque assim apraz ao demo. não há ordem sem haver desordem, para tudo há os bons exemplos de maus exemplos. e o sr. conde do maranhão é um desses. revolucione ou morte!!!

    ResponderExcluir
  2. Não sei, mas devem comer pizza um na casa do outro todos os dias.
    Parece que em Brasília há algum sistema de lavagem cerebral.
    Só o povo que não esquece, mas continua oprimido, aceitando tudo, não é nem pizza, nem migalha, as piores porcarias, empurram goela abaixo do povo!


    Parabéns pelas matérias...apareça para destilar um pouco de sua crítica no meu blog, só peço que não se preocupe em entender...

    Kisses

    ResponderExcluir
  3. Ah...eu também estava sem sono, eu o assisti também!
    Já tinha visto outras vezes.
    Um bom filme, a outra face da corte...divertido!

    ResponderExcluir