domingo, 7 de março de 2010

Filhote de teiú.



Após muitos meses sem postar, resolvi aparecer, tenho muitas novidades, porém vou contá-las em outra publicação. Esta é dedicada a um filhote de lagarto teiú, que apareceu na rua onde eu moro. Peguei o animal antes que alguem o matasse, já que, infelizmente a mentalidade geral é matar animais desse tipo sem pensar no meio ambiente, ou então, capturá-lo para fins de comércio ilegal. Fiquei com ele durante dois dias para ele se recuperar do susto, já que ele tinha sido expulso por cachorros de uma casa que ele tinha invadido antes de vir pra rua. Dei carne moída crua para ele comer, e montei um terrario com serragens para ele se esconder. Ele estava até acostumando vir na mão, mas a natureza está muito defasada para eu me dar o luxo de criar o lagarto capturado no seu "habitat". Soltei o animal mesmo sabendo que as chances dele chegar na idade adulta na natureza são poucas. Aqui vão algumas informações técnicas do teiú:


Classe: Reptilia
Ordem: Crocodilia
Família: Teiidae
Nome científico: Tupinambis teguixim
Nome vulgar: Lagarto-teiú
Categoria: Ameaçada


Maior lagarto do Brasil, podendo medir até 1 metro. É mais ativo durante o dia. Vive em tocas próximas à água, em terra firme. Ocorre em quase todo o Brasil, do sul do Amazonas ao norte da Argentina. Alimentam-se de ovos, frutos, carniça, folhas verdes, insetos, pequenas aves, lagartos e roedores. Põe 15 a 40 ovos, que são chocados em formigueiros e cupinzeiros, aproveitando seu calor. Os filhotes nascem com a cabeça verde e o corpo negro, com manchas brancas. Habitam florestas, cerrados e caatingas. São de hábito onívoro.





5 comentários:

  1. Bom dia!
    Augusto, também apareceu no estabelecimento do meu marido um filhote de teiu, não sabemos direito o que fazer, você acha que devemos chamar o ibama, para regularizar? Ou chamamos para retirar o animal? Pois aqui na área está sendo tudo desmatado por obras do Rodoanel, e outros empreeendimentos.Achamos que se ele ficar por ai alguém vai matá-lo.(andreiabatistasantos@bol.com.br)
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Augusto,
    Muito bonito o teu gesto de salvar o bichinho. Onde nasci, costumam lavar a roupa com um sabão em barra pintadinho de azul e branco chamado teiú. Quando eu era criança, julgava na minha pura ignorância que o sabão era feito do bichinho.
    Ainda bem que salvou o bichinho das garras dos descontrolados da tua rua.
    Lá no Gregório vivem aparecendo esses bichinhos, lembra de ter visto algum lá?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Augusto!

    Também estou cuidando de um filhotinho de teiu que foi salvo dos meus gatos. Ele estava machucado, pois os mimis já tinham brincado bastante com ele quando o resgatamos. Deixamos ele se recuperar, alimentamos com ovo e depois soltamos ele no pátio grande que temos com um laguinho natural onde já tem dois teius enormes que aparecem as vezes, só que o teiu filhotinho voltou pra casa e foi novamente atacado pelos gatos, resgatado e só quer ficar debaixo da cobertas e almofadas, parece que sente frio. Não tenho intenção de criá-lo como um animal doméstico, quero que fique na natureza, vamos cuidar dele até que fique maiorzinho e saiba se defender para depois soltá-lo, só me preocupa a alimentação dele depois, quero que ele aprenda a buscar seu próprio alimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amarra um pedaço de carne num barbante e faz ele perceguir mas vai dificultando pra ele ficar manjando do paranauê kkkkk

      Excluir
  4. eu estava andando de cavalo num canavial quando vi um filhote de teiu ele ja era grandinho mais ainda era um filhote eu achei q ele estava com sede pois nao se mechia so quando eu cutucava ele. fui e voltei de cavalo com a agua cerca de uma hora depois ele ainda estava la e ele nao bebeu a agua tambem nao se mexia muito ele andava sim mas muito poco n estava machucado eu ate pasei a mao nele oq eu devo fazer devo pegalo ou deixalo la?

    ResponderExcluir